Conheça algumas curiosidades sobre incontinência urinária

Conheça algumas curiosidades sobre incontinência urinária

Disfunções miccionais são problemas bastante comuns que muita gente conhece, mas não sabe praticamente nada a respeito! Infelizmente, a desinformação ainda é grande e muitos sequer conseguem identificar que estão com alguma disfunção, preferindo conviver com os sintomas a procurar um médico.

Primeiramente, é importante ressaltar que disfunção miccional é um termo genérico para designar qualquer tipo de problema que atinge o trato urinário, afinal, como o próprio nome entrega, é algo que não está funcionando como deveria. A disfunção mais comum de se encontrar é a incontinência urinária, aquele probleminha que causa dificuldades para controlar a bexiga, podendo levar até mesmo a eventuais perdas involuntárias de urina.

Para deixá-los mais inteirados no assunto, separei aqui algumas curiosidades que todos precisam saber sobre incontinência urinária.

Não afeta somente mulheres

É verdade que a maioria dos casos de incontinência urinária estão concentrados entre as mulheres, principalmente naquelas que já entraram no período da menopausa. Porém, muito se engana quem acha que é um problema exclusivamente feminino, pois homens também estão sujeitos a desenvolver incontinência, principalmente quando ocorre alguma alteração na próstata.

Outro erro comum é pensar que é um problema exclusivo da terceira idade, levando em consideração que a maioria dos afetados são mulheres entre os 50 e 60 anos de idade. A incontinência urinária pode acontecer em qualquer idade, até mesmo em crianças! Os motivos também variam muito, indo desde alterações no organismo até questões emocionais.

Não é uma doença

Por se tratar de uma questão que precisa de atenção médica, muita gente logo pensa que incontinência urinária é uma doença, já que precisa de tratamento como qualquer outra enfermidade. Na verdade, não se trata de uma doença e sim de um sintoma isolado, então não pense que é algo grave e que coloca sua saúde em risco.

O verdadeiro problema é o constrangimento que essa condição pode causar, afinal a pessoa pode acabar liberando urina na hora e no lugar errado. Esse é um fator preocupante, pois tem grande peso na saúde mental; por isso sempre incentivamos todos que sofrem deste problema a procurarem a ajuda de um profissional e iniciar um tratamento.

Muitas vezes, a incontinência está ligada diretamente com outra doença ou tratamento que o paciente já esteja fazendo, então o acompanhamento médico também é importante para investigar e descobrir a origem do problema.

Não é um problema crônico

Reforçando e complementando o que foi dito no tópico anterior, a incontinência urinária não é crônica, apesar de existir casos em que o sintoma é mais persistente e o tratamento mais complexo. Sendo assim, sempre existe uma cura e os pacientes não devem deixar de procurar tratamento!

Existem muitas formas de tratar o problema, variando muito de caso para caso. Mulheres na menopausa, por exemplo, podem realizar uma reposição hormonal, enquanto pessoas cuja causa for emocional precisam realizar tratamento psicológico, além do acompanhamento com o urologista.

A fisioterapia também é muito utilizada em casos gerais, independente da causa. Apesar de menos comum, também pode ser necessário a realização de uma cirurgia para corrigir o problema, mas na maioria das vezes é possível tratar tudo com métodos mais simples.